A atenção à saúde mental no trabalho é uma pauta que vem ganhando cada vez mais relevância no mundo corporativo. Afinal, o cuidado com o bem-estar dos profissionais geram benefícios tanto para os próprios colaboradores quanto para as organizações.
O Dr. Guilherme Murta, médico do trabalho e coordenador de saúde do Sesi Paraná, explica que o clima organizacional de uma empresa, além de ser muito importante para os indicativos de SST, também é reflexo da sua qualidade e competência no mercado. Não por acaso, os principais sistemas de certificação internacional, como o ISO e o GPTW, analisam as condições de trabalho e a felicidade da equipe.
A seguir, entenda na prática como a qualidade de vida das pessoas afeta diretamente os resultados de uma empresa:
Os impactos da saúde mental dos colaboradores
O especialista cita alguns estudos da área, como o da Deloitte, “The ROI in workplace mental health programs: Good for people, good for business” (em tradução livre: “O ROI da saúde mental no trabalho: Bom para as pessoas, bom para os negócios”), e o renomado autor Shawn Achor, estudioso da psicologia positiva. E a partir desses conhecimentos, ele aponta alguns dos reflexos laborais de uma equipe com a saúde mental prejudicada:
- Menor rendimento, produtividade e engajamento com o trabalho.
- Maior taxa de absenteísmo, que significa a falta de pontualidade e de presença.
- Maior tendência a acidentes no trabalho e, como consequência, afastamentos pelo INSS.
- Impacto no clima laboral, prejudicando a percepção coletiva do ambiente de trabalho.
- Aumento do turnover, que representa a rotatividade de profissionais da equipe.
Um ambiente de trabalho mais saudável e seguro certamente tem reflexos na melhoria de clima organizacional e as suas consequências serão benéficas, como na redução de absenteísmo, melhoria na produtividade e redução de turnover.
— Dr. Guilherme Murta
Mas como uma empresa pode promover saúde mental para os colaboradores e criar um melhor clima organizacional? Confira as indicações do especialista.
4 passos para criar um bom clima organizacional e promover mais saúde mental na equipe
Primeiramente, o Dr. Guilherme reforça que não existe uma ação homogênea para todas as organizações. Cada ambiente possui os seus próprios desafios a serem superados e, para encontrar os melhores resultados, é preciso estar aberto para uma análise interna.-Dr. Guilherme Murta
A decisão de como promover melhor qualidade de vida para os seus colaboradores precisa estar amparada em dados da própria organização.
— Dr. Guilherme Murta
No entanto, alguns passos podem ajudar nessa busca. Confira:
- Entender as principais dores dos colaboradores. Uma boa forma de criar um espaço confortável para as pessoas falarem sobre as suas dores é realizar pesquisas anônimas sobre o clima da empresa. Também, é importante criar canais seguros para que a equipe possa sempre procurar ajuda.
- Analisar os dados organizacionais. Mesmo com a indicação dos próprios profissionais, a empresa também tem a função de analisar dados, identificar quais são os possíveis gargalos e encontrar oportunidades de melhoria. O especialista do Sesi Paraná indica, por exemplo, conferir os principais motivos de afastamento e faltas.
- Buscar soluções. Depois de escutar e analisar, é hora de resolver. Mas para além de solucionar os problemas iminentes, também é preciso ficar atento e implementar ações preventivas. Para isso, você pode contar com especialistas em Segurança e Saúde do Trabalho, como o
- Investir na criação de uma cultura que fortaleça o tema de Saúde Mental na empresa. A organização pode investir na própria cultura interna quanto à saúde mental, para atuar de maneira mais consistente na situação e agregar ainda mais qualidade no bem-estar dos seus colaboradores.”
Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/sesi-parana/sst-cada-minuto-conta/noticia/2023/11/13/veja-como-proporcionar-mais-saude-mental-no-ambiente-de-trabalho.ghtml