Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Altas temperaturas e baixa umidade podem impactar saúde mental, dizem especialistas

Nessa última semana de inverno, a temperatura no Distrito Federal já passa dos 30°C, enquanto a umidade do ar chega a ficar abaixo dos 20%. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor deve permanecer e até se intensificar até o próximo domingo (24).

Os impactos na saúde física são bem conhecidos. No entanto, segundo especialistas, o calorão também traz consequências negativas para a saúde mental. Muitas pessoas se sentem ansiosas e irritadas, ou até mesmo deprimidas por conta das altas temperaturas.

Segundo a atendente Adelaide Vieira, o calor é estressante. “Passo 24 horas estressada. É porque o calor deixa a pessoa mais ofegante. Não sei. Dá um estresse”, afirma.

Para a musicista Evelin Santana, não dá nem vontade de estar perto de outras pessoas. “Todo mundo fica muito estressado. Não quer ninguém por perto. É muito quente para estar com ‘grude'”, diz.

O psiquiatra Luan Diego Marques explica o motivo das altas temperaturas terem um papel importante na saúde emocional. O impacto na qualidade do sono é um deles.

“Pacientes que passam muito calor no período noturno tem uma maior dificuldade de começar o sono ou também tem micro despertares na madrugada. E isso impacta na nossa concentração diurna, no nosso humor. Podemos ficar mais irritados”, explica Marques.

O especialista diz ainda que estudos mostram que o excesso de calor pode aumentar comportamentos impulsivos e usos de substâncias em determinadas populações.

“Esses mesmo estudos mostram que o índice de conflitos no trânsito ou até violência doméstica são excessivos ou maiores em cidades em que o índice de temperatura tende a estar mais elevado”, afirma o psiquiatra.

Cuidados necessários com a umidade baixa

Moradores de Brasília usa chuveiro para amenizar calor da capital — Foto: TV Globo/Brasília

Nestes dias quentes e secos, o corpo precisa de muitas cuidados. Veja como cuidados necessários durante essa época do ano, de acordo com o médico Lucas Albanaz:

  • 💧 Mantenha uma boa hidratação e carregue sempre que possível uma garrafa com água;
  • 👃 Umedeça as narinas e os olhos com soro fisiológico;
  • 👄 Use hidratantes labiais e cremes no corpo para evitar o ressecamento da pele;
  • 🧢👒 Use roupas leves, bonés ou chapéus;
  • 🏋️‍♀️ Evitar a prática de exercícios físicos em local aberto, durante a alta incidência do sol;
  • 🍎 Evitar o consumo de alimentos mais pesados, gordurosos, frituras.

Hidratação

Durante seca no DF, especialistas recomendam beber muita água.  — Foto: Agência Brasília/Divulgação

Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. No entanto, a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo. Para calcular quanto você deve beber, basta multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo.

Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/09/19/calorao-no-df-altas-temperaturas-e-baixa-umidade-podem-impactar-saude-mental-dizem-especialistas.ghtml

Comente o que achou

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *