Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Cidade de SP registra o dobro de casos de coqueluche no início de 2024

Em quase 4 meses, a cidade de São Paulo já registra o dobro de casos de coqueluche se comparado com 2023. Até agora são 17 registros e nenhuma morte, contra 8 diagnósticos no ano passado. O aumento de notificações trouxe um alerta, mas a capital não está em surto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde). Os casos foram registrados principalmente nas zonas Oeste e Sul. “Isso já ocorre há alguns anos e é reflexo da baixa adesão vacinal”, diz a infectologista Emy Akiyama Gouveia, do Hospital Israelita Albert Einstein. De fato, em 10 anos…

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/saude/cidade-de-sp-registra-o-dobro-de-casos-de-coqueluche-no-inicio-de-2024/)
© 2024 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

A vacina tem uma alta taxa de proteção e deve ser dada em 3 doses, aos 2, 4 e 6 meses, com reforço aos 15 meses e aos 4 anos, segundo o calendário do Ministério da Saúde. No entanto, a imunidade, apesar de duradoura, não é permanente e cai depois de 5 ou 10 anos. Daí a importância dos reforços nos adultos a cada 10 anos. Segundo a infectologista, isso ajuda a reduzir a circulação da bactéria e proteger crianças e bebês. Há também uma vacina acelular (dTpa) que as gestantes devem tomar a partir da 20ª semana de gestação e que oferece proteção ao recém-nascido. Causada pela Bordetella pertussi…

Fonte: https://www.poder360.com.br/saude/cidade-de-sp-registra-o-dobro-de-casos-de-coqueluche-no-inicio-de-2024/

Comente o que achou

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *