Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Conheça as principais cooperativas de saúde 

Já falamos que o cooperativismo da área de saúde nasceu no Brasil e também informamos que ele responde por uma significativa fatia dentro do setor de cooperativismo no Brasil. Mas vocês sabem quais são as principais cooperativas de saúde do país?

A primeira, e mais importante está no topo da lista:

UNIMED

Surgiu na década de 1960 como resposta a uma série de mudanças sociais que transformou a saúde em um negócio, que apesar de ser rentável, afastava grande parte da população. Além disso, colocava o profissional da área de saúde em uma situação indigna. Neste contexto nasce a União dos Médicos – Unimed, fundada na cidade de Santos (SP), em 1967.

A UNIMED nasceu da iniciativa do ginecologista obstetra Edmundo Castilho e de um grupo de médicos que queria:

  1. Evitar a intermediação das empresas;
  2. Respeitar a autonomia dos profissionais 
  3. Ampliar o acesso aos serviços de saúde.

Atualmente o Sistema Unimed está presente em mais de 80% do território nacional, e é formado por mais de 340 cooperativas médicas, 117 mil médicos cooperados e 18 milhões de beneficiários. Uma gigante do cooperativismo de saúde no mundo.

UNIODONTO

No início da década de 1970, 37 dentistas reunidos na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos fundaram a Uniodonto – Sociedade Cooperativa de Serviços Odontológicos, presidida pelo cirurgião dentista Dalton Nunes da Silva. 

Pouco tempo depois em Lajeado, no Rio Grande do Sul, o cirurgião dentista Hélio Teixeira Munhoz fundou a Cooperativa de Prestação de Serviço de Odontologia do Alto Taquari Ltda – Odoncoop, atualmente Uniodonto vale Taquari e Rio Pardo.

A Uniodonto é o primeiro plano odontológico do Brasil e é exclusivamente formado por cirurgiões dentistas, que são os cooperados da cooperativa, que é a maior do mundo no segmento.

ATESA

Atesa foi criada em 2007, por profissionais da área de saúde com o objetivo de oferecer ao mercado profissionais capacitados e qualificados para oferecerem serviços, tanto para pessoas físicas, quanto para outras empresas como clínicas e hospitais. Atualmente a ATESA possui mais de 3000 mil profissionais autônomos da área da saúde associados.

Conclusão

O cooperativismo vem ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade, principalmente em momentos de crise econômica e social, quando os seus princípios e valores acabam casando melhor com o modelo de país mais desejável pelas pessoas.

As cooperativas do setor de saúde seguem esta tendência, buscando oferecer acesso à saúde para milhares de pessoas que antes eram reféns do sistema tradicional, baseada na ideia de lucro e oferecendo serviços ineficientes.

A cooperativa de saúde nasceu com objetivos transformadores e hoje, algumas décadas depois da primeira experiência do cooperativismo desta área ser colocada em prática, podemos dizer que elas conseguiram se diferenciar do sistema privado e se destacar entre os brasileiros.

Fonte: https://coonectse.com.br/blog/cooperativas/cooperativa-de-saude

Comente o que achou

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *