Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on linkedin
Share on email

Ministério da Saúde garante vacina atualizada da Covid-19 com mais economia para os cofres públicos

Municípios de diferentes regiões do país devem receber, em maio, mais doses da vacina atualizada contra a Covid-19. A previsão é que 12,5 milhões de doses cheguem à população dentro das próximas semanas.

Essa medida é resultado do contrato de aquisição assinado pelo Ministério da Saúde, na última sexta-feira (19), com a empresa vencedora da licitação emergencial realizada pela pasta. Essa é a primeira vez que empresas concorrentes disputam o fornecimento de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Todas as aquisições anteriores foram feitas em um ambiente sem concorrência.

Desde a aprovação da nova vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde iniciou o processo de aquisição emergencial, de modo a garantir o abastecimento de toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida possibilitou uma economia de R$ 100 milhões, dada a diferença de preço entre as duas propostas apresentadas. Todo o processo de compra ocorreu de forma transparente e foi realizado por meio do sistema Comprasnet.

O Ministério da Saúde tem trabalhado, de forma contínua, para fornecer à população as vacinas mais atualizadas contra a Covid-19, aprovada pela Anvisa e recomentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, ressalta também a importância da vacinação como a medida mais segura para prevenir casos graves e óbitos causados pela doença.

ATUALIZAÇÃO – Ainda na semana passada, dia 18, a Anvisa aprovou a atualização da composição da Vacina Covid-19 (recombinante) da empresa Zalika Farmacêutica Ltda. 

Essa atualização consiste na alteração da cepa usada como fonte para a produção do antígeno da proteína S (spike) do vírus Sars-CoV-2, causador da doença.

Conforme recomendação da OMS, as vacinas contra Covid-19 devem estar atualizadas para a cepa XBB.1.5, variante que confere proteção às formas circulantes do vírus neste momento.

A vacina Covid-19 recombinante da empresa Zalika é fabricada pelo Instituto Serum, da Índia, e foi aprovada pela Anvisa em 8 de janeiro de 2024, com a condição de que fosse submetida à atualização da cepa em até 60 dias a partir da publicação do registro. 

Fonte: https://www.gov.br/secom/pt-br/fatos/brasil-contra-fake/noticias/2023/3/ministerio-da-saude-garante-vacina-atualizada-da-covid-19-com-mais-economia-para-os-cofres-publicos

Comente o que achou

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *