Depois de entendermos que o cooperativismo nada mais é que a cooperação entre indivíduos com os mesmos interesses em comum e que ele prega, dentre outras coisas, a existência de um mundo mais justo e digno, vamos entender qual o papel que as cooperativas de saúde exercem na sociedade.
Elas são em regra associações de profissionais do setor de saúde que se unem para prestar serviços na sua área de atuação. Cada uma delas possuem uma história particular, mas no geral elas nascem dentro desta linha de raciocínio onde médicos ou profissionais da saúde se unem para construir alternativas para os sempre caros e nem sempre completos planos de saúde tradicionais.
Os profissionais aptos a criar cooperativas na área de saúde são:
Médicos
O cooperativismo médico nasceu no Brasil através da fundação da União dos Médicos (Unimed), que surgiu com base nos princípios do movimento cooperativista e formou assim a primeira cooperativa médica do mundo.
Sua principal característica é o fato dos próprios médicos serem donos do negócio, dentro daquele sistema de princípios que já vimos aqui.
Dentistas
As cooperativas odontológicas surgiram a partir da união de dentistas que oferecem planos coletivos ou individuais na segmentação assistencial, exclusivamente odontológica.
A sua atuação está vinculada à obtenção do número de registro e autorização de funcionamento concedida pela ANS para atuar no mercado de saúde suplementar.
Enfermeiros
As cooperativas de enfermagem nascem a partir da união de enfermeiros que buscam oferecer serviços, sobretudo para clínicas e hospitais.
Um dos principais objetivos desse modelo cooperativista é atuar no cuidado domiciliar e assistência de enfermagem em clínicas e hospitais, garantindo a reposição de profissionais qualificados para outras empresas ligadas ao setor.
E ainda:
- Auxiliares de enfermagem;
- Fisioterapeutas;
- Fonoaudiólogos;
- Psicólogos;
- Outros.
As cooperativas médicas possuem uma grande importância para o cooperativismo brasileiro, pois elas, junto com o cooperativismo agropecuário são responsáveis por colocar o Brasil no mapa mundial do cooperativismo.
E se pensarmos no cooperativismo do setor de saúde especificamente, o Brasil não somente está no mapa como lidera o ranking mundial, possuindo mais cooperativas neste setor que qualquer outro lugar do mundo.
Fonte: https://coonectse.com.br/blog/cooperativas/cooperativa-de-saude