As cooperativas médicas também podem atuar de formas diferentes.
Como você deve imaginar, há sim modelos de funcionamento distintos que se adequam às diferentes necessidades do segmento de saúde.
No modelo de prestação de serviços direto ao consumidor final, como em uma espécie de plano de saúde, o cliente busca o serviço diretamente com o profissional que presta sua atividade em clínicas e consultórios médicos próprios.
O que diferencia um modelo de plano de saúde propriamente dito está na relação do médico cooperado, sendo um profissional autônomo que se junta a outros para prestar um serviço de qualidade, mas de preço reduzido, visto a ausência de imposto e lucro.
Desta forma, há benefícios mútuos.
Outro modelo comum de atuação de cooperativas médicas é a prestação de serviços para outras empresas, como o de de home-care, em hospitais, laboratórios e clínicas.
Em outras palavras, é uma terceirização de serviços de uma empresa de saúde, contratando um profissional ou equipe médica para prestar o serviço ofertado.
Fonte: https://www.medassistservicos.com.br/blog/cooperativas-medicas/#Quais_sao_os_diferenciais_das_cooperativas_medicas