“Estilo de Vida e Medicina Integrativa para a Saúde Mental de Idosos” é o tema da quarta edição do Simpósio de Saúde Mental de Idosos, promovido pelo Programa de Extensão em Psiquiatria e Psicologia de Idosos (Proepsi) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
No formato de palestras sequenciais – online -, na noite de sexta (23/2) e manhã de sábado (24/2), profissionais de saúde mental do Brasil, da Índia e da China vão mostrar como eles estão trabalhando a saúde mental de idosos usando métodos de “medicina alternativa comprovada cientificamente” (como yoga, tai chi, meditação, acupuntura, ayurveda e suplementos dietéticos e fitoterápicos), chamada Medicina Integrativa. A tradução para o português e outras línguas será simultânea, por meio de legenda automática gerada pela plataforma Zoom.
O que é Medicina Integrativa?
Popularmente, os termos medicina alternativa e complementar se referem a práticas de cuidados de saúde que não fazem parte da medicina convencional. Com o aumento das pesquisas na área, novas evidências de segurança e eficácia são asseguradas e essas terapias vão sendo combinadas com a medicina convencional e o termo “alternativa” pode ser mudado para “integrativa”.
Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) são “cuidados de saúde que combinam abordagens convencionais com práticas complementares e alternativas seguras e eficazes, comprovadas por métodos científicos”. Dentre os princípios dessa abordagem estão as preferências do paciente e a inclusão de aspectos mentais, físicos e espirituais da saúde.
Fonte: https://www.em.com.br/saude/2024/02/6805147-ufmg-simposio-online-discute-sobre-as-mudancas-no-estilo-de-vida-depois-dos-60-anos.html